ABC registra aumento de 88,5% nas ocorrências de agressão contra mulheres

As denúncias de violência contra mulheres podem ser feitas anonimamente para o número 180

O número de Lesões Corporais Dolosas, registradas nas DDMs (Delegacias de Defesa da Mulher) do ABC e também na Delegacia Eletrônica, subiu 88,5% se comparados os meses de fevereiro de 2023, com 87 ocorrências, e fevereiro deste ano, quando foram registrados 164 casos na região. As demais ocorrências atendidas por essas delegacias tiveram queda no período comparado; estupro de vulnerável caiu 5,26% e os casos de estupros tiveram queda de 75%.

Uma explicação para o aumento do número de registros de agressões físicas contra a mulher pode ser a redução da subnotificação dos casos uma vez que os canais para denúncias e as informações sobre como agir nestas situações estão mais acessíveis. 

Como pré-candidato a vereador, digo que tivemos avanços nos últimos anos, avanços que não atingiram todas as mulheres, mas elas estão estudando mais que os homens, ocupando posições de independência econômica, não se submetem mais às relações abusivas. Ao mesmo tempo, as mulheres estão pagando um preço alto para isso, os feminicídios estão em alta, as mulheres avançaram, mas parece que os homens ainda estão no século XX.

As denúncias de violência contra mulheres podem ser feitas anonimamente para o número 180, mas além dele um relato sobre a situação também pode ser feito para o whatsapp do Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos (61- 99656-5008). Outra forma de denunciar é a comunicar a situação na Delegacia de Polícia mais próxima, no Batalhão da Polícia Militar ou para a Patrulha Maria da Penha, ou Guardião Maria da Penha, que são órgãos das Guardas Civis Municipais. Se a violência estiver ocorrendo naquele momento também pode-se acionar a Polícia Militar através do 190.

Postagens Populares

56.592.325/0001-65 - ELEICAO 2024 MARCELO JESUS CAMARGO VEREADOR