A FUMAS (Fundação Municipal Anne Sullivan) era uma instituição referência na educação de crianças e jovens com necessidades especiais. Inspirada por pessoas notáveis, como Anne Sullivan e Helen Keller, a FUMAS nasceu em 1977.
Porém, em 2023, com a argumentação de que a fundação havia passado por problemas de gestão e se tornado deficitária, o atual prefeito, José Auricchio Júnior, decidiu encerrar suas atividades.
Para as pessoas que não concordavam com a extinção da FUMAS, se a administração da Anne Sullivan tinha sido ruim, a responsabilidade era da Prefeitura!
Mas, em dezembro do ano passado, a Câmara de São Caetano aprovou o projeto de Auricchio. Foram 16 votos a favor e 3 contra. Os vereadores que foram contrários disseram, na época, que o prefeito estava sendo “desumano” e “maldoso”.
E o que Auricchio já tinha em mente? Por abaixo o prédio da FUMAS e construir o Complexo de Atenção à Pessoa Com Deficiência. Nosso prefeito gosta muito de obras, não é mesmo?
Mas replico agora um questionamento de um pai feito no dia da votação a favor da extinção: “O novo complexo também será de responsabilidade da Prefeitura, então, o que garante que será melhor?”
O investimento foi orçado em R$ 15 milhões, sendo R$ 8 milhões oriundos do governo estadual. Será que este valor não seria suficiente para manter a Fundação Municipal Anne Sullivan?
Enfim, só para relembrar!