A informação de que as câmeras instaladas pela cidade reduziram os roubos não me parece totalmente verídica quando me deparo com este tipo de notícia.
Um criminoso furtou uma bicicleta na esquina da Rua Rio Grande do Sul com a Avenida Goiás em menos de 10 segundos e com muita tranquilidade. Saiu pedalando como se sua façanha tivesse sido perfeitamente normal.
Segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública) de SP, quando comparamos os dados do 1º quadrimestre de 2021 com o mesmo período de 2022, São Caetano registrou elevação de 35% na insegurança!
Mesmo com um investimento de R$ 70 milhões no Programa São Caetano Mais Segura, em 2024 os índices de roubos outros, roubos de veículos, furto/outros e furto de veículos continuam altos para uma cidade com pouco mais de 160 mil habitantes e apenas 15 km de extensão.
De acordo com o site abcagora.com.br, no primeiro trimestre deste ano foram 143 roubos/outros, 15 roubos de veículos e 72 furtos de veículos.
Parece pouco, mas este número ainda é alto para São Caetano do Sul, uma cidade que é tão “maravilhosa”, segundo os políticos atuais.