Enquanto a Câmara de São Caetano do Sul perde tempo e dinheiro para debater e aprovar o Dia do Elvis Presley, os Legislativos de São Bernardo do Campo, Santo André e Diadema votaram e aprovaram a troca de nomenclatura de Guarda Civil Municipal para Polícia Municipal.
A mudança vai muito além do nome, ela valoriza a tropa e mostra à sociedade a importância da corporação no quesito Segurança Pública.
Em São Caetano, por exemplo, a GCM, mesmo esquecida por ex-prefeitos e vereadoras, sempre esteve ao lado da sociedade suprindo as necessidades da população no combate à criminalidade.
Na terça-feira (25), a Câmara de Santo André aprovou em primeiro turno a troca da nomenclatura. A propositura é de autoria de vereador.
No dia seguinte, na quarta-feira (26), foina vez dos parlamentares aprovarem o projeto em plenário. O texto de autoria do Executivo municipal já está disponível para sanção.
Por fim, na quinta-feira (27), foi a vez da Câmara de Diadema aprovar de forma unânime projeto de autoria de vereador para alterar a nomenclatura de Guarda Civil Municipal para Polícia Municipal.
Tanto em Santo André, quanto em Diadema, os projetos precisam voltar a plenário, mesmo resultados da primeira votação serão mantidos.
As Casas de Lei correram para promover as mudanças. Os debates começaram no mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal passou a admitir a atuação ostensiva e de patrulhamento das Guardas Municipais. A decisão é datada do dia 20.
Em São Caetano o assunto circula apenas nos corredores, não há nada oficial em tramitação, ou seja, sem prazo para entrar na ordem do dia.