A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo do Estado, Natália Resende, hoje pela manhã, em vista técnica ao Piscinão Jaboticabal afirmou que a conclusão da obra que vai beneficiar São Bernardo, São Caetano e a Capital paulista, é prioritária para a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Pegamos uma obra com várias pendências complexas, atuamos para resolvê-las no menor tempo possível e já estamos caminhando para a entrega, com 70% da obra concluída”, disse.

O reservatório para contenção da água, de acordo com previsão do Estado, será entregue em dezembro.
O Piscinão, o maior da América Latina, tem investimento de R$ 467 milhões do Governo de São Paulo, por meio da agência SP Águas, vinculada à Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Com o valor das desapropriações necessárias para o avanço da obra, o investimento chega a R$ 573 milhões.
A estrutura será capaz de armazenar até 900 mil m³ de água, o equivalente a 360 piscinas olímpicas, gerando impactos positivos no controle de inundações em um raio de até 100 km², beneficiando mais de um milhão e meio de moradores. Com 13 metros de profundidade, ocupa uma área de 130 mil m² e vai do Córrego Jaboticabal, nas proximidades da Rodovia Anchieta, ao Ribeirão dos Meninos. Para ajudar o escoamento da água acumulada para o ribeirão, serão instalados seis conjuntos de motobombas, cada um com vazão de 850 l/s (litros por segundo).
Concluída a obra, as cheias nos bairros Mauá, São José e Jardim São Caetano devem cessar.