Há pelo menos duas semanas, moradores de Bairro Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo, estão assustados com os constantes tremores na madrugada. Além dos abalos, moradores estrondos altos, semelhantes a trovões.
Relatos em redes sociais apontam que parece que explosões ocorrem debaixo dos pisos das casas. Janelas tremem e móveis balança. Até mesmo os pets se assustam com tais situações.
O problema, segundo o site Metrópoles, é recorrente. Em 2022, os abalos ocorriam várias vezes ao dia e com maior intensidade.
Naquela época, a Defesa Civil, da Prefeitura de São Paulo, acionou empresas concessionárias como a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Metrô, Transpetro e Comgás fizeram testes no bairro e descartaram relações com o problema.
Até uma construtora, com obra em andamento no Bairro Sapopemba, também negou ser causadora dos transtornos.
Suspeita-se que o problema é ocasionado por uma adutora da Sabesp que corta a região. Na madrugada, com baixo consumo de água, a tubulação sofre com aumento da pressão, o que causaria as vibrações no solo e estrondos.
OUTRO LADO
A Sabesp diz que realizou inspeções em sua rede e não identificou relação dos tremores que motivam as reclamações e apreensão dos moradores.
FOTO: Reprodução/Google Street View